domingo, 28 de dezembro de 2008

Teoria da conspiração (ou não)

Afinal quem descobriu a América?

Recentemente, o comandante reformado e historiador amador Gavin Menzies, defendeu no seu livro "1421: The Year China Discovered América", que possui "provas incontestáveis" de que foi a China e não Portugal, a descobri países como Austrália, Nova Zelândia, Américas e Antártida, circunavegaram a Gronelândia e tentaram chegar ao pólo Norte e Sul.

Bem, devo confessar que o meu sentido patriótico sofreu um duro golpe aquando desta notícia mas aqui ficam os prós e contras da teoria.

Diz Menzis, que em alguns mapas do mundo europeu, parece que alguém tinha traçado e fiscalizada terras supostamente desconhecidos para os europeus. Assim, coloca a questão: "Quem poderia ter cartografado e supervisionado estas terras antes do que conhecemos como tendo sido descobertas?" .

Menzies conclui que apenas a China teria o tempo, dinheiro, recursos humanos e liderança para enviar tais expedições, que, segundo ele foram realizadas durante a dinastia Ming.

Este autor afirma ainda que o conhecimento destas descobertas, foi perdida posteriormente, porque os burocratas do tribunal Imperial temiam que os custos das viagens iriam arruinar a economia chinesa. De acordo com Menzies, quando Zhu Di morreu em 1424, o novo imperador Hongxi proibiu novas expedições, e escondeu ou destruiu os registos anteriores das viagens, para desencorajar novos aventureiros.

Mas em que se baseia a sua teoria? Quais esses factos que considera irrefutáveis?

A resposta está na interpretação de evidências a partir de naufrágios, mapas antigos chineses e europeus, em traduções de inscrições, na eratura chinesa que sobreviveu, evidências de DNA, e as contas escrito por navegadores, como Ferdinand Magellan. A hipótese também inclui alegações que supostamente inexplicáveis estruturas como a Torre de Newport e os Bimini Road foram construídas pelos homens de Zheng He.

Mas, autores que defendem o contrário, como Dr. Manuel Silva, argumentam que a defesa de que os chineses construíram a Torre Octogonal de Newport e que gravaram também as inscrições originais na face da Pedra de Dighton, defendidos por Menzies não podem ser correctos porque não existem nenhumas torres octogonais na China e na face da Pedra de Dighton não existem nenhuns caracteres chineses nela gravados.

Este médico diz ainda que, a defesa de que os barcos usados pelos chineses tinham um comprimento de quinhentos pés e 180 de largura que a armada era composta por vinte e oito mil marinheiros chineses não pode corresponder à verdade uma vez que barcos desta envergadura, seriam semelhantes às galés romanas, (que para quem não sabe são barcos compridos movidos a remos) que não atravessariam o atlântico por causa das marés, que, como se sabe influenciavam grandemente a rota destes barcos. Pelo que tudo parece indicar que tenha sido só com a invenção da caravela que os Portugueses tenham conseguido navegar nestes mares.

Outra das grandes questões prende-se com a alimentação que seria necessária levar numa viagem desde a China e para 28 mil homens durante 2anos em altos mares!

Bem, ambos os argumentos estão delineados aqui. Pensem o que quiserem, mas cá para mim prefiro continuar a imaginar o Camões por "mares nunca dantes navegados" a escrever poemas de amor! Mas isso sou eu que sou romantica hihi.

Sem comentários:

Enviar um comentário